TV Digital e educação

Padrão

Parece que estamos começando a ter novas possibilidades de interatividade para a educação com a TV digital. Isso já é possível graças as pesquisas coordenadas pelo CPqD para a criação do SAPSA – Serviso de Apoio ao professors em sala de aula. Em nota divulgada pelo CPqD mostra que este serviço já esta sendo testado numa escola pública em Hortolândia – SP. Vejam ai…

Interatividade da TV Digital é testada no interior de São Paulo

Alunos e professores da Escola Municipal Janilde Flores Gaby do Vale (localizada em Hortolândia, interior de São Paulo) são os primeiros a participar dos testes da interatividade da TV Digital numa escola pública.

As aulas são ministradas com exibição de programas pedagógicos audiovisuais, como filmes, documentários e material multimídia.

A TV serve como apoio e complemento para reforçar as lições que foram mostradas durante a aula. O manuseio do equipamente é fácil e simples, bastando apenas acionar os comandos do controle remoto.

O Ministério das Comunicações financia este programa, chamado de Sapsa (Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula), com os recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A responsabilidade pelo desenvolvimento é do CPqDCentro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.

O Sapsa foi concebido para oferecer aos professores recursos audiovisuais em tempo real. Para operá-lo, os professores passaram por um treinamento. Os testes estão sendo feito com a mais moderna tecnologia sem fio, o WiMax. A experiência vai ser expandida, gradativamente, às demais escolas do município e depois estendida ao resto do país.

“Esta experiência mostra que a TV Digital não transmite somente o sinal, mas permite também a interatividade. A proposta do governo, desde o início das discussões, era incluir obrigatoriamente a educação no projeto da TV Digital”, destaca Hélio Costa.

Para o ministro, as tecnologias de comunicação devem estar sempre à serviço da educação e da inclusão social.

Fonte: CPqD

Para saber mais sobre esta experiência estarei visitando o CPqD e também a Escola Municipal Janilde Flores Gaby do Vale na próxima semana. Deixarei resgistrado aqui todas as informações que encontra. Aguardem!

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: TV Digital para a educação « pamela figueiredo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s