Folha – Jovens latino-americanos preferem usar internet a assistir TV

Padrão

Na Folha on line do dia 09/05/2008 saiu a seguinte reportagem:

da Efe, em Madri

Os jovens latino-americanos preferem usar a internet a assistir televisão, embora a maioria não disponha de acesso à rede em sua casa, segundo a primeira pesquisa realizada pela Universidade de Navarra e pelo programa Educared da Fundação Telefónica, na qual participaram 7 países da América Latina.

A Telefónica divulgou nesta sexta-feira (9) os primeiros dados do levantamento do qual participaram 22 mil estudantes de mais de 200 centros educativos de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. A pesquisa foi realizado entre julho e outubro de 2007.

Trata-se do primeiro estudo que integra as diferentes tecnologias disponíveis para crianças e jovens –o maior do tipo realizado na América Latina.

Cerca de 42% dos jovens de 11 anos indagados preferem a internet à televisão e a porcentagem sobe para 60% no segmento de adolescentes entre 14 e 15 anos.

———————————-

Pesquisas como esta em geral apontam os dados mas não fazem uma análise qualitativa dos resultados encontrados. A pergunta é: Por que os jovens estão preferindo a internet à TV? Será que a resposta esta no fato da internet oferecer a eles a possibilidade de interagir, de serem autores e produtores de conteúdos?

A nova geração já mostrou que não está mais ai para os conteúdos prontos e formatados da televisão que faz dela apenas telespectador. Esta geração Alt Tab, como é denominada pelo Prof. Nelson Pretto (UFBA), contrói uma outra lógica de pensar e de agir no mundo que não é mais pautada na lógica linear e hierarquica.

Eles querem ter voz, querem produzir, se colocar no mundo e isso a TV não possibilita. O que será então de uma TV digital sem interatividade? Com certeza ela não terá a audiência destes jovens futros adultos que já vivem hoje InterAgindo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s