O Rádio Digital em discussão

Padrão

Depois da escolha do padrão japonês para a TV Digital, agora está em discussão o padrão brasileiro para o rádio digital. Espero que desta vez o debate seja mais democrático. Vejam a reportagem publicada no site do Yahoo.

Por Matheus Gonçalves

Em entrevista à Rádio do Senado, o Ministro das Comunicações Hélio Costa disse ter informações suficientes para considerar que o Brasil pode adotar o Sistema Digital de Rádio no padrão Europeu, ainda em 2009. Alguns Senadores da Comissão de Tecnologia pedem mais discussão sobre o assunto.

Entre as vantagens de se adotar um padrão digital de rádio, Costa citou a melhoria da qualidade do sinal e a possibilidade de uma mesma Rádio transmitir vários programas distintos usando a mesma frequência.

Duas opções estão em fase de estudo : O padrão dos EUA , denominado IBOC (In Band on Channel) e o padrão Europeu, chamado DRM (Digital Radio Mondiale). Ambos são métodos de transmissão de rádio digital e analógico com sinais simultâneos que usam a mesma frequência, funcionando com sinais AM e FM. A vantagem do padrão DRM , segundo o Ministro, é que ele também trabalha com ondas curtas.

Segundo o site oficial deste sistema, por enquanto as bandas contempladas (AM, FM e Ondas Curtas) estão abaixo dos 27 MHz (faixa dos onze metros). Mas, até o final de 2009, outras faixas estarão liberadas. Segundo informou à Geek o radioamador brasileiro Ataliba Zandomenego Filho – PP5AZF, membro do Forum DRM ( http://www.drmrx.org/forum ), o sistema já está pronto para operar entre 148 KHz (LF, abaixo do AM comercial) e 174 MHz ( VHF , faixa dos 1,7 m) e já foi aprovado pelo European Standards Organisation ETSI , aguardando apenas a disponibilidade de equipamento e adoção pelas rádios.

Costa se declarou convencido a adotar o padrão Europeu: “Depois das informações que eu comecei a receber do sistema DRM , acho que agora já dá pra se tomar uma decisão até o final do ano.” – afirmou o Ministro. Essa declaração vai contra o que era defendido por ele mesmo até 2006. Segundo notícia publicada no site Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no dia 18 de outrubro deste ano, o ministro dizia-se “absolutamente convencido de que o sistema americano para o rádio digital é o melhor”.

Para complicar ainda mais, senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e informática, o CCT , se disseram surpresos quanto às declarações do Ministro:

“Acho que na opção nossa pelo sistema digital de rádio deveria preceder mais alguma discussão na CCT . Me surpreendi com essa declaração do Ministro de considerar que o sistema Europeu foi o sistema que será adotado (sic) pelo Brasil”, revelou o senador Roberto Cavalcante do PRB da Paraíba.

Já o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que vai tentar marcar uma reunião com o Ministro para que sejam apresentadas as razões técnicas que o levaram a essa definição.

O senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, saiu em defesa de Hélio Costa, dizendo que o Ministério tem técnicos e qualificação pra isso e que esse é um processo que vem sendo estudado há anos, garantiu.

Segundo Zandomenego, o sistema europeu tem mesmo vantagens sobre o americano – como por exemplo, maior número de estações de rádio numa mesma faixa ou a operação em Simulcast (analógico + digital no mesmo canal, mantendo a compatibilidade com receptores antigos nos automóveis e residências). “Em Ondas Curtas não existem concorrentes. É o único sistema de rádio digital que contempla AM, FM e OC. Seu áudio pode ser mono, paramétrico estéreo, estéreo ou 5.1 surround. Pode-se montar diversas repetidoras digitais na mesma frequência para aumentar a área de cobertura, semelhante ao sistema de TV digital brasileiro”, completa Zandomenego.

Mais detalhes sobre o padrão DRM podem ser encontrados na página oficial, em http://www.drm.org . A Wikipédia possui verbetes explicativos sobre comprimento de onda ( tinyurl.com/comprimentoonda ) e ondas curtas ( tinyurl.com/ondacurta ).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s